Tabua de passar (1)
Dei uma renovada na minha tábua de passar roupa faz um tempo. Mil vezes mais charmoso do que aquelas capas prateadas térmicas que existem no mercado. Nada contra quem usa, mas elas não são nem um pouco bonitas.
Vamos lá. Sei de 4 métodos para dar um upgrade na sua tábua:
- capa com elástico (removível)
- capa com cordinhas (similar ao do elástico)
- capa com fitinhas para amarrar nas “pernas” (tambem removível)
- novo tecido pra recobrir a tábua (permatente)
O que eu vou ensinar é aquarta opção. Eu não fazia questão de pôr e tirar capa. Prefiro algo que seja “pra sempre”, mas que fique firme e esticado. E o dia que estragar/ sujar/ enjoar, eu faço uma nova ;) Tabua de passar (2)
Você vai precisar de:
- tecido tipo flanela*
- grampeador de tapeceiro
- grampos especificos
- tesoura
* Esta flanela de bolinhas é apropriada porque é mais grossa, de algodão e resiste bem ao calor do ferro. Tabua de passar (3)
1. Corte um retângulo de tecido do tamanho da tábua mas deixe uma margem de uns 6 cm para cada lado.
Tabua de passar (4)
2. Apoie a tábua numa mesa ou no chão, de “barriga pra baixo”, centralizada no tecido.
3. Dobre as margens pra dentro fazendo uma bainha, pra evitar que o tecido desfie.
Tabua de passar (5)
4. Com o grampeador de tapeceiro, comece a pregar o tecido na madeira da tábua. Eu deixei um espaçamento de uns 4 cm entre cada grampo.
Tabua de passar (6)
5. Se a sua tábua tiver algum acessório fixo, como esse apoio para o ferro, voce vai ter que dar um picote no tecido pra dobrar. Isso me lembrou a época que eu tinha que encadernar com plastico os cadernos do primário :-D
Tabua de passar (7)
6. Nas diagonais você vai precisar colocar bastante grampos pra segurar bem, porque vai ter muito tecido dobrado.
Tabua de passar (8)
7. E é só isso. Não demora nem 10 min. Tábua pronta para usar.
Dicas:
. Se sua tábua for de metal, esse método não vai funcionar.
. Para nao investir num grampeador de tapeceiro, voce pode tentar martelar tachinhas de metal (ou até mesmo preguinhos pequenos, mas lembre-se de entortar a ponta pra não soltar o tecido)
.Podemos utilizar cola quente tambem no lugar dos grampos(vc neste caso precisar de fita crepe para prender enquanto vc cola)